Seminário da Imaculada Conceição

Seminário da Imaculada Conceição

A Diocese

-->
O Brasão de armas da Diocese de Nova Friburgo tem em sua representação a concha - instrumento usado por São João Batista para batizar. Ela está implicada numa cruz vermelha, que é referência ao sangue derramado por ele. E tudo se projeta numa grade, alusão à prisão do santo. 
O autor do brasão foi o especialista, Irmão Paulo Zechurraeier, do Mosteiro Beneditino da Bahia.
 História da Diocese de Nova Friburgo

A Diocese de Nova Friburgo foi criada em 26 de março de 1960 pela bula "Quandoquidem verbis" do Papa João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de Niterói e das Dioceses de Campos e Valença.

No dia 07 de agosto de 1960, na Paróquia de São João Batista, o Núncio Apostólico Dom Armando Lombardi celebrou solenemente a Cerimônia de Instalação da Diocese e Posse Canônica do primeiro Bispo Diocesano, Dom Clemente José Carlos Isnard, OSB. , cujo lema é "Te Pastores Sequens" - "Seguindo-te como Pastor"; em 23 de janeiro de 2004 assumiu o pastoreio da Igreja Particular de Nova Friburgo, Dom Frei Alano Maria Pena O.P., da Ordem dos Pregadores, com o lema "Ut unun Sint" - "Que todos sejam um".

O terceiro Bispo de Nova Friburgo, Dom Rafael Llano Cifuentes tomou posse na Diocese em 20 de junho de 2004 com o lema " Omnia Traham ad Meipsum" - "Atrairei tudo a Mim" (Jo.12,32).

Em 20 de janeiro de 2010, Sua Santidade, o Papa Bento XVI nomeou o 4º Bispo para a Diocese de Nova Friburgo.

Sob a presidência do Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, com a presença de Arcebispos e Bispos de diversas Dioceses do Regional Leste I, Dom Edney Gouvêa Mattoso foi empossado no dia 13 de março. Seu lema episcopal é: "Fiat Voluntas Tua" - "Seja feita a Tua Vontade".

Dom Clemente José Carlos Isnard, OSB
1º Bispo Diocesano de Nova Friburgo

Dom Frei Alano Maria Pena. O.P.
2º Bispo Diocesano de Nova Friburgo

Dom Rafael Llano Cifuentes
3º Bispo Diocesano de Nova Friburgo

Dom Edney Gouvêa Mattoso
4º Bispo Diocesano de Nova Friburgo

Por Breve Pontifício de 03 de junho de 1961, a Diocese de Nova Friburgo recebeu como Padroeira principal a Bem-Aventurada Virgem Maria, sob o título de "Imaculada Conceição" e como Padroeiro secundário São João Batista. No dia 27 de maio de 1962 foi feita a Consagração da Diocese à Imaculada Conceição.
 Imaculada Conceição
Padroeira Principal
                                                            São João Batista
Padroeiro Secundário


Localizada no Centro-Norte do Estado do Rio de Janeiro, limita-se com o Oceano Atlântico, a Arquidiocese de Niterói (RJ) e as Dioceses de Campos (RJ), Petrópolis (RJ), Valença (RJ) e Leopoldina (MG).

População: 705.439 habitantes - Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2007.

Compreende 19 Municípios: Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carapebus, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macaé, Macuco, Quissamã, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Trajano de Moraes, numa superfície de 9.815 Km2 .

 Catedral de São João Batista